terça-feira, 5 de abril de 2011

METEOROS, LOTERIAS E TENORES

há o meteoro
que abre
a enorme
cratera...

e o ato falho
que estigmatiza
o cara
a vida toda...

há a verdade
discutível
mas nem
um tanto menos
objetável...

e há gritos
e rumores
loterias
e penhores...

grilos
e motores
barítonos
e tenores...

há o que há em mim
igual
ao que não há
em nenhum outro lugar...

nenhuma outra
pessoa...

seja um riso a toa
ou uma verdade
que doa

a quem doer...
ou a quem interessar possa...

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Blogagem Coletiva - Dia Internacional do Homem - 1º de Abril de 2011

Estou mais uma vez fazendo alusão a data por culpa do Élcio do blog "Verseiro". E pelo segundo ano consecutivo.

Eu sempre pensei que os homens não precisavam ter o seu "Dia Internacional", por que tirando o "Dia Internacional da Mulher" todos os outros trezentos e sessenta e quatro dias restantes do ano já eram nossos mesmo. Mas no fundo, dando-se os devidos descontos para o cara que tenta ser divertido e que aproveita a "deixa" para contar uma piada, o fato é que não dá para falar de um "Dia Internacional do Homem" sem falar de mulher. 

Portanto, quero acreditar que, a partir de agora, as mulheres irão respeitar o nosso dia: "Primeiro de abril". E que hoje, e em 2013, 2014 e assim por diante, estejam atentas, pelo menos nesse dia, às nossas outras necessidades:

1 - No lugar de um botão de rosa vermelho podemos ganhar coisas mais úteis como a tabela da próxima Copa Libertadores ou um cortador de unhas para a gente sair espalhando meias-luas pelo carpete da sala.

2 - Que nesse dia, pelo menos nesse, não ultrapassem a cota de 35 ligações diárias em nosso celular para "desconfiar" de onde e com quem estamos.

3 - Que nesse dia aceitem jantar com nossos amigos ou parentes sem que tenhamos que prometer um presente.

4 - Que nesse dia nos liberem os canais de esporte na TV de LCD da sala. Afinal é um saco assistir o time da gente numa TV preto e branco de cinco polegadas, lá na cozinha, enquanto lavamos a louça. 

5 - Que nesse dia nos paguem o jantar num bom restaurante e não fiquem finjindo que comem pouco. Que pelo menos nesse dia não voltem para a casa com fome.

6 - Que nesse dia, se brigarem com a gente sem motivo, nem pensem em nos mandar ir dormir no sofá da sala. Mas que elas mesmo façam isso, afinal aquele sofá horrível e desconfortável só está lá naquele lugar por que elas adoraram o formato, gostaram da cor e nos encheram o saco até que concordamos em comprar.

7 - Que nesse dia não gostem tanto de nossos cartões de crédito, quanto não gostam de alguns de nossos hábitos matinais.

8 - Que nesse dia não nos façam caminhar horas no shopping entrando em todas as lojas de bolsas e sapatos e, depois, em todas as lojas de roupa, experimentando dezenas de peças e, no fim, comprando sempre uma blusa do tipo "pretinho básico". Uma que não se vê diferença das outras vinte e oito no fundo do armário.

Essas frases acima foram escritas, evidentemente, com o objetivo de produzir alguns sorrisos, quem sabe até algumas gargalhadas em homens e mulheres que passarem por aqui nos próximos dias.

Apenas queria acrescentar, agora falando com toda naturalidade, que respeito as mulheres e não sei o que seria da vida sem elas. E que todos os dias, nacionais ou internacionais, são de todos!

segunda-feira, 28 de março de 2011

O DOADOR E O POETA


Se você não estiver ocupado demais leia com atenção o breve texto que segue. Tive o cuidado de cronometrar e gastei um minuto e trinta segundos para fazer a leitura do inicio ao fim. Assim, a única coisa que peço a vocês é um minuto e meio de seu tempo. No final poderão ler o meu mais recente poema.

Como sabem, eu não costumo publicar aqui qualquer coisa que não seja poesia. Mas hoje, abrindo uma exceção, quero me solidarizar com a campanha de doação de medula óssea e, assim, contribuir de alguma forma para que mais pessoas tenham o desejo de participar, quer por tornarem-se doadores, quer como divulgadores dessa idéia. Eu tenho oitenta e poucos leitores regulares. Mas sei que alguns de vocês têm centenas de contatos. Assim, após a breve leitura desse post despretensioso, decidam primeiro se desejam ajudar de alguma forma e, segundo, de que maneira farão isso. Procurem levar em conta que um simples gesto dessa natureza, pode salvar vidas e aliviar muito sofrimento, pois é a chance de cura para quem tem leucemia!

Acho importante falar brevemente sobre os procedimentos relacionados com a doação de medula de pessoas saudáveis que tem entre 18 e 55 anos. A doação pode ser feita de duas maneiras:

1) Punção direta da medula. É realizada com agulha, na região da bacia. Retira-se a quantidade de material necessário e o doador não sente dor por que o procedimento é feito à base de anestesia.

2) Filtragem de células. O doador recebe um medicamento que estimula a proliferação das células mãe por cinco dias. Essas células migram então da medula para a corrente sanguínea. Daí são retiradas e filtradas. O processo de filtragem dura em média 4 horas.

Talvez o que, para o doador seja um transtorno passageiro, para o paciente pode significar a diferença entre permanecer vivo ou ter a sua vida abreviada.

Obrigado por ter chegado até aqui. Agora o poema:

O DOADOR E O POETA

quem doa
doa sem dor
e salva a vida de um...

quem escreve
descreve as próprias dores
para muita gente...

a diferença
é que o doador doa vida...
enquanto o poeta
doa suas dores...

[ Daniel Hiver – março de 2011 ]

sexta-feira, 18 de março de 2011

DESARMADURA E EXCENTRICIDADE

receio
que minhas colunas
estão todas
... avariadas

que tenho uma multidão
de vigas tortas
... me segurando

receio
que acima
de frágeis alicerces
tenho paredes e mais paredes
de papel ora em branco,
ora rabiscado!

é muito giz de cera
guache barato
onde devia ser acrílico
... muitas naturezas mortas
onde devia haver vida!

é muita agitação
e perplexidade
... palheta de cores esmaecidas
e excentricidade!

tempos de "desarmadura"
num lugar indefinido
... desabitado!

uma frase que nasce desconexa
entre os medos paralisantes
e as ousadias inquietantes!

e reajo diante de seus versos
como se estivesse mudo!

[ Poema dedicado a uma excepcional poetisa: Andrea de Godoy Neto, do blog
Olhar em versos e inversos . Andando por lá eu sempre "reajo diante de seus versos como se estivesse mudo. ]

quinta-feira, 10 de março de 2011

CARTAS DE AMOR E SEM NAIPE

O princípio
é o namorado da princesa...
E as cartas dele pra ela
estão todas postas na mesa...

O príncipe
é o sonho de toda princesa...
Mas a carta que falta
pra completar a canastra
ninguém descarta na mesa...

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A EITO PELA VIA DESERTA

ter alguém "engastado" no peito
é o que eu queria...

mas ando "agastado", encruado
e nada me alivia...

sempre sozinho
ando comigo a eito...

num minuto pareço implodido
no outro ando
como se já tivesse acontecido...

no fim da rua 
um beco sem saída
um novo jeito de levar a vida...

de um lado um muro sujo sem brechas
eu cheio de pechas
do alto de mim mesmo
me autoimpondo multa
por falta de sonhos...

só resta um bom filme
eu oblíquo
e os pronomes indefinidos
me definindo...

só resta um bom livro
eu oblíquo
e os pronomes pessoais
me interferindo...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

DE VOLTA AO ZERO E SEM LADO B

Hoje vou admitir
que fiz xixi na cama
aos sete...

Que descobri
depois dos vinte os sonhos...

E aos trinta
pensei que era feliz
e não era...

Cheguei aos quarenta
meio raposo;
me aventuro na mata;
quatro quartos sozinho...

Gosto de vinho
mas não me embriago...

Por que não há princesas
nem sapos...

Por que há migalhas por tudo
e pouquíssimos fatos...

E toda essa bosta não se explica
por que os discos sem lado B
são um saco...