quinta-feira, 30 de abril de 2009

PRIMEIRO DE MAIO

Apesar de ser quinta;

hoje é sexta...

 

Não é "como se fosse".

É de verdade.

É "simplesmente"!

 

Por que sexta é feriado

e todo feriado prolongado

tem seu outro lado:

- tornar o que já é ruim, pior...

 

Por que ruim é voltar na segunda

depois de um domingo e de um sábado;

muito pior é ter que voltar na segunda

- depois de um feriado...

 

( Amanhã é feriado. Primeiro de maio. É dia internacional do trabalho. E hoje de manhã quando estava a caminho de mais um dia de trabalho eu me lembrei que amanhã eu não vou precisar trabalhar. Eu e quase todo mundo que adora não trabalhar no dia do trabalho. Seríamos capazes de legislar semanas que começassem na terça e acabassem na quinta como em Brasília. Mas como a semana curta é privilégio de poucos, nos contentamos com um feriadinho aqui, outro ali.

Feriado é tão bom! Às vezes tenho a sensação que são em muito menor número do que o necessário! Devia haver um jeito de aumentar, até multiplicar, a sensação gostosa que se tem todo final de tarde de véspera de feriado. Não o feriadinho de quarta; o feriado com menor identidade que existe.

Os feriados melhores são aqueles que caem na terça e na quinta. Mas os que caem na segunda e na sexta, são "infinitesimamente" melhores que os que caem numa quarta-feira. Mas perdem para os que coincidem com a terça ou a quinta-feira. Por que, para esses, sempre existe a possibilidade que se transformem em longos e belos feriadões. Se bem que, dependendo do patrão, do chefe, do dono, do tamanho da empresa, da época do ano, esses que caem na terça e na quinta às vezes são impedidos de se encontrar com o sábado, ou o senhor domingo. Dependendo, eles perdem um pouco da força e da graça. Os feriados de quarta é que aí morrem de dar risada.

Os feriados de segunda e de sexta-feira são meio autosuficientes. São garantidos. Se bem que muita gente trabalha no sábado. Tem gente que trabalha até no domingo. Até em feriado!

Então, tudo é meio relativo. E fica a idéia de que há diversos tipos de trabalho.  Diversos tipos de pessoas que trabalham. Diversos tipos de feriado. E fica também essa coisa que se repete sempre. De que é preciso trabalhar nos dias de trabalho, no trabalho. E nos dias de folga, finais de semana e feriados, em casa.

Mas o mais certo de todas as certezas é que a volta do feriado; a manhã seguinte não tem nada do "glamour" do final de tarde da véspera do feriado. A volta ao trabalho é que é esquisita. Por que dá um trabalho enorme voltar ao trabalho! E, pior do que voltar numa segunda-feira típica é voltar ao trabalho depois de um feriado! )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei a sua companhia no caminho dos plátanos. Volte quando quiser!