segunda-feira, 13 de julho de 2009

PALAVRAS

as PALAVRAS

ultrapassaram as paredes duras

das capas do Aurélio... 

e depois de milhares

de combinações de letras

descobriram a senha

e entraram em mim pelos olhos...

 

é dessas invasões

que no fundo se gosta

e que gota a gota

produz enlevamento

e dá vontade de mais.

 

por que as PALAVRAS

vestem os assuntos de significado

e aí é impossível ficar impassível.

 

frases e frases

de uma aproximação que se deu às pressas

mas que depois foi acalmando

e tornando tudo que trouxe indispensável!

 

e então posso dizer

que teus pensamentos ricos

bonitos e bem escritos

vieram acalmar minha inquietação

e me fazer companhia...

 

e eu que andava tácito

e previsível

recuperei o bom humor...

e descobri que até na solidão

há amor.

 

e assim hora entretido, hora atrevido...

aprendi, pelo que eu tenho lido,

que essas PALAVRAS

me invadiram sem pagar ingresso

e não precisaram de material impresso

para se tornarem gêmeas dos meus pensamentos.

 

[ Poema dedicado a minha grande amiga e incentivadora Patty Alves, a dona das palavras do blog Palavras.]

12 comentários:

  1. Que bonitas PALAVRAS Daniel...
    E que homenagem linda!...

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Daniel.
    Palavras vestem de significados sentimentos, percepções e, em tudo haverá conotações próprias à cada um que delas se utilizem.
    Arte é poder tocar as palavras e deixar que elas nos toquem, também. Sabes fazer arte.

    Abraços e, grata por tuas palavras lá no 'inspirar'.

    ResponderExcluir
  3. Palavras e palavras, há palavras que são deliciosas de Ler. Trazem sinestesias junto de si.
    Deslizam, escorrem quentes ou frias, mas apertam nossa pele e nossos sentimentos.

    Um beijo Lilás!

    ResponderExcluir
  4. Linda homenagem para minha "filhota" Patty dona das palavras...

    Poeta domina as palavras que soam poemas nas letras domesticadas.

    linda semana
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Será isso aquilo que chamam "ser homem de palavra?"

    ResponderExcluir
  6. Daniel... bebi suas palavras...
    Alimentei o coração dos sentimentos nelas contido!E sinto que a alma está saciada por tão bela leitura!

    Adorei estar aqui!

    Agradeço sua visita e palavras deixadas em meu blog!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  7. Que bom ter pessoas assim...que com PALAVRAS nos fazem ver as coisas de maneira diferente...muito mais quando estamos deprimidos ou tristes...e foi o que tu fez...muito nobre teu gesto!

    Bem... Acho que estou a uns 350 KM de porto Alegre...se o teu braço for compriiiido assim...eu vou conseguir matear contigo...rsrs
    E não é coincidência que estou agora com a cuia na mão tomando o "nosso" chimarrão!...

    Beijo Daniel

    ResponderExcluir
  8. Que sorte tem a formiguinha heimm!?!?...
    Adorei...rsrs

    ResponderExcluir
  9. Passando para agradecer a visita e comentário e evidentemente, retribuindo tudo isso.
    muito bom seu blog, extremo bom gosto. Parabéns.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Pega o compasso!...Faz aí um mapinha...é fácil...rsrs
    Dá ma olhadinha no último post meu...é pra ti...

    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Daniel,

    Olá,
    Parati foi especial,imperdível.
    Obrigada por me desejares tantas coisas boas, aqueceu meu coração, certamente.
    "Parati" também o melhor!
    Beijo
    Carmen Bastos

    ResponderExcluir
  12. Nos dias de hoje em que as pessoas se ressentem da falta de tempo uma com as outras, terminamos muitas vezes mais tempo na frente do micro do que deveríamos ficar. Na internet é tudo tão interessante. Tudo tão cheio de colorido e de informação que nem notamos. Ultimamente eu tenho tentado ficar o mínimo possível na frente da tela. É sim um esforço consciente. Especialmente quando estou em casa e nos finais de semana. A ordem é nada de computador! Ter tempo para ampliar os horizontes e para as pessoas que posso ver e ouvir a voz.
    No meu caso a idéia do blog inicial era escrever para mim mesmo. Ter a possibilidade de ver as poesias formatadas e com uma moldura bonita. De repente alguns visitantes começaram a deixar comentários. Alguns elogios dando estímulo. Incentivando. E é aí que entra a Patty do blog "Palavras". Um dia ela me disse algo que nunca mais esqueci. Que tenho uma incrível capacidade de pegar as coisas do cotidiano para comparar com as coisas da alma, que usualmente são mais complicadas. E acho que é isso mesmo. Tentar aproximar o cotidiano das coisas mais profundas. Aproximar o simples do complicado.
    No blog palavras eu leio belas poesias de autores consagrados. Leio os textos da Patty sobre a modernidade, a vida, a experiência de ser mãe, coisas que sugerem uma reflexão mais atenta. É um belo blog. Tem profundidade, beleza, indignação, bom-humor, inquietação e consciência.
    Mas essa Patty também trabalha muito. Também se sente cansada. Às vezes fica triste. Pensa em tirar do ar blog. Ser impaciente como todos nós, os outros mortais. Eu mesmo já tirei um blog do ar num momento de indignação. E nem tive o cuidado de fazer um back-up. A maioria dos textos e poesias ficou em forma de poeira cibernética.
    Então tive a idéia desse poema "PALAVRAS", por que me apareceram as palavras e eu quis dizer para a Patty que, independente do que ela decidir fazer, tem aqui um admirador, um amigo, que usa de empatia e que sabe entender esse momento. Só isso. Minha necessidade de ser grato, compreensivo e amigo de uma pessoa especial. Força Patty! Sempre! Sempre!

    ResponderExcluir

Adorei a sua companhia no caminho dos plátanos. Volte quando quiser!